5 de dez de 2014

Ponto para os bons negócios

Com as tendências do empreendedorismo no Brasil, abrir ou ampliar o próprio negócio passou a ser o objetivo de muita gente, inclusive em Mogi das Cruzes. Porém, a tarefa não é fácil e o seu sucesso dependerá de um plano de estratégias que inclui a definição do produto ou serviço oferecido, análise da concorrência e previsão de fluxo de caixa. Além disto, a escolha do imóvel será um fator fundamental nesta caminhada empreendedora e, por este motivo, separamos algumas dicas imobiliárias.

Foto: reprodução.
Primeiramente, será preciso determinar toda a estrutura humana e física necessária para abrigar o seu negócio. Confira quantas pessoas serão contratadas, tipos de equipamentos serão utilizados e se precisará de garagem e estacionamento. A seguir, é hora de demarcar a região onde pretende abrir o ponto comercial ou escritório. Por exemplo, se for um comércio, é importante estar nas áreas frequentadas por seus consumidores, mas evite ser vizinho de um concorrente. No caso de escritórios, vale optar por um local de fácil acesso aos funcionários e, principalmente, clientes.


Imagem: reprodução.
Por último, chega a hora da negociação do espaço, sendo ele, na maioria dos casos, por meio de locação. Especialistas sugerem contratos de prazos máximos, em torno de cinco anos de aluguel – porque é o tempo médio no qual um empreendedor pode consolidar um negócio e seguir rumo ao crescimento constante (lembre-se que o valor mensal não pode comprometer o faturamento da empresa). É possível também negociar o valor em troca de uma reforma no local. Caso seja preciso romper um acordo contratual, procure sempre conversar com todas as partes envolvidas o quanto antes, evitando o menor prejuízo possível.

Nenhum comentário: