21 de jul de 2014

Antes que julho termine

Mesmo com o fim do mês chegando, ainda é possível aproveitar dias de descanso e diversão com a família neste restinho de férias de julho. Por isto, separamos dicas de viagens curtas e econômicas para regiões vizinhas a Mogi das Cruzes, que apresentam excelentes opções turísticas.

Guararema
Maria Fumaça, em Guararema. Foto: reprodução.
Cortada pelo Rio Paraíba do Sul, Guararema possui uma geografia privilegiada pela natureza, proporcionando ótima qualidade de vida aos moradores e visitantes. Na busca de preservar esta característica ecológica, o município restringiu o desenvolvimento industrial e passou a investir no turismo como um todo. Com isto, hoje, a cidade dispõe de estrutura hospitaleira completa a atender as mais diversas classes sociais, seja para passeios rápidos ou longos.

Ilha Grande e Parque Municipal da Pedra Montada são os principais destinos de quem deseja um contato maior com o meio ambiente. Já a Estação Ferroviária e as igrejas Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora da Escada pontos fundamentais da história guararemense. No campo gastronômico, o bairro Freguesia da Escala dispõe de diferentes opções de restaurante, indo de pratos típicos aos mais sofisticados.
Clique aqui e confira as opções de hospedagem e gastronomia em Guararema.

Salesópolis
Casarão do Café, em Salesópolis. Foto: reprodução.

Mantendo o seu aspecto interiorano e tranquilo, esta cidade tem um valor inestimável, pois é onde começa o Rio Tietê, um dos mais importantes cursos hídricos do Estado de São Paulo. Devido a esta qualidade, Salesópolis foi oficialmente transformada em estância turística pelo governo estadual, em 2001. Desenvolvendo-se a partir deste segmento econômico, o local tornou-se destino de férias ou excursões familiares de fim de semana.

Localizado a 16 quilômetros do centro, no Parque Estadual da Nascente do Rio Tietê, está o berço deste nobre afluente paulista. Já o Museu da Energia, que fica em uma usina desativada, inclui trilhas, área de exposições e espaço de interação aos visitantes. A Casa do Artesão, Casarão do Café, igreja Matriz de São José e Mirante da Torre completam as principais atrações turísticas da região.

Em relação à hospedagem, o município traz opções de hotel fazenda, o que proporciona aquele clima bucólico e nostálgico da vida rural, sem falar dos programas dedicados às crianças. Só lembramos que a maioria dos passeios em Salesópolis não dispõe de transporte público.
Clique aqui e confira as opções de turismo em Salesópolis.

Se você conhece as sugestões acima ou deseja indicar outras atrações turísticas em Guararema ou Salesópolis, que tal compartilhar com a gente?

Nenhum comentário: