16 de mai de 2014

Mantendo o calor dentro de casa



O inverno começa oficialmente só no dia 21 de junho. Porém, as temperaturas mais amenas já estão batendo à porta há algumas semanas. Como Mogi das Cruzes está localizada em uma região serrana, o friozinho se faz mais presente, sendo intensificado pela umidade natural. Para quem não dispõe de uma boa lareira ou qualquer outra parafernália de aquecimento em casa, vale optar por soluções práticas e criativas, garantindo eficiência, sustentabilidade e originalidade.

Foto: reprodução

Luz diurna
Antes de qualquer gasto, é importante deixar a luz do sol (comum nas épocas de friagem) preencher os espaços do lar o máximo possível. Então, procure eliminar todos os objetos que estejam bloqueando a entrada dos raios solares, como cortinas, venezianas, móveis e plantas. Permitir a circulação de ar durante o dia também é uma atitude saudável, pois manterá os cômodos arejados e longe das proliferações de ácaros ou bolores.

Foto: reprodução

À luz de velas
Se desejar manter o clima aquecido e ainda dar um toque mais bucólico e charmoso, as velas podem ser as grandes aliadas. Existem diferentes modelos, tamanhos e formatos, sem falar das versões aromatizadas. Outra opção é investir em candelabros ou suportes específicos confeccionados com os mais diversos materiais. Só lembramos que o uso de velas exige cuidados redobrados, especialmente quanto tiver crianças por perto.

Foto: reprodução

Chão milenar
Uma sugestão de menos risco e com forte apelo decorativo são os tapetes. Fazendo parte da história de muitas civilizações, como a persa e a chinesa, a tapeçaria em geral se destaca pela sua qualidade térmica de reter o calor. Segundo alguns decoradores, um tapete bem escolhido irá manter o conceito do ambiente, podendo se tornar o centro das atenções. Além das medidas padronizadas, pode-se encontrar empresas ou profissionais que oferecem peças de tamanhos personalizados, de acordo com cada projeto. Já nos corredores, a recomendação fica para as funcionais e indispensáveis passadeiras.

Fora as sugestões acima, existem inúmeras maneiras de combater as baixas temperaturas com bom gosto, economia e respeito ao meio ambiente. Por isto, convidamos você a compartilhar dicas com a gente. Pode ser uma mudança de comportamento, uma ideia de decoração ou até aquela receita quentinha e deliciosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Colocar um pano enrolado nas frestas da porta também ajuda a evitar que o frio entre em casa.
Carmen Diaz

Anônimo disse...

Adoramos as dicas!