2 de ago de 2013

Plano de negócios

Foto: reprodução
Quando se deseja abrir ou ampliar uma empresa, um dos primeiros passos indicados pelos especialistas, de maneira unanime, é o desenvolvimento de um plano de negócios. Este planejamento, apesar de parecer algo complexo de ser estruturado, atua como um guia de processos que o ajudará a seguir rumo aos melhores resultados no campo do empreendedorismo, evitando os prejudiciais “achismos” ou a chegada da tal da sorte.

Em artigos recentes, publicados aqui no blog, temos abordado alguns temas ligados a este planejamento, porém de forma não tão direta. Por exemplo, o post Umlocal estratégico (publicado em 5/7) revela a importância do lugar que abrigará um escritório ou um ponto comercial. Mas existem outros assuntos que também necessitam ser inseridos no plano, como objetivos a serem atingidos, dados do mercado de atuação, informações do público-alvo, análise da concorrência e ações de marketing, entre outros.

Nas próximas semanas, iremos apresentar cada um dos princípios que compõem um business plan, trazendo características e exemplos práticos dedicados aos diferentes níveis de empreendedores. Lembrando sempre que o seu desenvolvimento se faz de forma dinâmica, contínua e participativa

Até semana que vem!

Nenhum comentário: