5 de jul de 2013

Um local estratégico

Foto: reprodução
Deseja abrir ou expandir um negócio? Se sim, você já parou e pensou onde ele pode ser aberto, de forma que reflita diretamente no seu sucesso? Pois bem, a escolha de um lugar ideal para se estabelecer uma determinada empresa é sempre fundamental nas estratégias empreendedoras.
Tudo começa com a definição da região adequada. Ou seja, se for um comércio, é importante estar nas áreas frequentadas por seus consumidores. Por exemplo, se pretende abrir uma loja de suplementos alimentares, priorize um local com academias e centros esportivos. Apenas tome o cuidado de não se tornar um vizinho de porta do concorrente. No caso de escritórios, vale um endereço a facilitar o acesso de seus funcionários e, principalmente, clientes.
Depois do endereço, leve em conta a estrutura física do imóvel. Confira se o espaço apresenta sistemas de rede, elétrica e hidráulica de acordo com as suas necessidades ou são de fácil implementação. Estacionamento, vagas de garagem, serviços de portaria e segurança patrimonial podem ser aspectos que, apesar de interferirem nos custos, farão a diferença no dia a dia do ponto comercial ou empresarial.
Por último, chega a hora da negociação do espaço, sendo ele, na maioria dos casos, por meio de locação. Especialistas sugerem contratos de prazos máximos, em torno de cinco anos de aluguel – porque é o tempo médio no qual um empreendedor pode consolidar um negócio e seguir rumo ao crescimento constante. Caso seja preciso romper um acordo contratual, procure sempre conversar com todas as partes envolvidas o quanto antes, evitando o menor prejuízo possível, inclusive no bolso e nos negócios.

Nenhum comentário: