3 de mai de 2013

Tipos de empreendedores


Seja no disputado mundo dos negócios ou na realidade competitiva dentro de uma empresa, o lado empreendedor de cada um se manifesta de uma maneira particular. Porém, segundo reportagens e estudos publicados no Brasil, três tipos mais comuns de empreendedorismo podem ser identificados no mercado. 

O primeiro é o visionário, aquele que tem um olhar preciso para as oportunidades que surge ou faz surgir. Além disto, traça seu próprio caminho em busca de seus objetivos, sabe delegar trabalhos e consegue manter seus sócios, colegas ou profissionais sempre motivados a conquistar resultados prósperos.

A seguir, temos o profissional que domina a sua área de atuação como poucos. Este perfil conhece cada passo de um determinado processo e possui alta capacidade de criar soluções para atingir a eficiência. Porém, este empreendedor tem maior dificuldade em lidar com pessoas e com o lado financeiro, principalmente o de uma empresa.

Por último, há o empreendedor mais voltado à gestão de negócios, tendo ampla experiência no segmento administrativo e de recursos humanos. Pelo seu aspecto mais gerenciador, não tem tanto tino para aproveitar as oportunidades e não apresenta uma vivência técnica tão profunda.

Com este quadro, o ideal é reunir estas três qualidades para poder empreender algo realmente lucrativo. Por exemplo, os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, em determinado momento, tiverem de deixar o controle da empresa nas mãos de um administrador para que ela pudesse se consolidar e crescer mundialmente.

No caso de um funcionário empreendedor, vale a iniciativa de construir uma parceria saudável com os demais profissionais que apresentam expertise complementares, possibilitando a formação de uma equipe de sucesso.

Referências: Revista Exame e Canal do Empreendedor

Nenhum comentário: