6 de mar de 2013

PEDALADAS SUSTENTÁVEIS DE BOGOTÁ

Bogotá, a capital da Colômbia, durante muitos anos recheou as mídias pelo mundo devido ao seu alto grau de violência e sua relação intensa com o narcotráfico. Felizmente, paralelamente a este cenário policial, a cidade vem ganhando destaque em relação ao combate à poluição atmosférica e ao caos urbano de uma forma simples e eficiente: o uso da bicicleta como meio de locomoção.

Tendo uma população estimada em sete milhões de habitantes, a metrópole colombiana tem uma malha cicloviária permanente que atinge 340 km e está integrada com o transporte público. Este projeto de mobilidade urbana, conhecido como Transmilenio, teve início no mandato do prefeito Enrique Penãlosa, entre 2001 e 2003, e teve continuidade nas demais gestões municipais.

Imagem: reprodução
Além das vias abertas diariamente, nos fins de semana mais 120 km são fechadas para veículos e os ciclistas podem aproveitar passeios, incluindo rotas pelo centro histórico, parques e bibliotecas. A iniciativa ainda inclui estacionamentos e infraestrutura de serviços direcionados aos transeuntes de duas rodas. Só para refletir sobre esta mudança social em Bogotá, em relação à criminalidade, a taxa de homicídios diminui 80% entre os anos de 1993 e 2003.

Referências: Cidades Sustentáveis e Espírito Outdoor.

Nenhum comentário: