9 de jan de 2013

Na casa de praia com saúde

Foto: Diogo Costa
O típico clima de verão já está aí. Sol escaldante e chuvas torrenciais intercalam-se em diferentes momentos do mesmo dia, promovendo o aumento significativo da umidade do ar. Neste ambiente, os fungos, entre eles o conhecido e indesejado bolor, acabam encontrando as condições ideais e se proliferam. E o problema torna-se mais comum nas habitações localizadas na região litorânea, sendo que muitas delas ficam fechadas por longos períodos.

Por isto, para quem já está aproveitando as merecidas férias na praia com a família ou ainda pretende passar o resto da temporada no litoral, vale tomar certos cuidados e precauções simples que vão garantir o bem-estar de todos, principalmente dos que sofrem de alguma das alergias respiratórias.

Chegando ao local, antes de pôr os pés na areia, é importante abrir portas e janelas, garantindo a entrada de luz e a ventilação entre todos os cômodos. Esta iniciativa também é válida para quartos de hotel ou pousadas. Se encontrar indícios de bolor, basta misturar um pouco de água normal com água sanitária e passar na parte afetada.

Antes de desfazer as malas, indica-se limpar os armários e guarda-roupas com um pano umedecido com vinagre branco. Verificar se as roupas de camatoalhas travesseiros estão devidamente limpos e em condições de uso, pois estes são os lugares preferidos dos ácaros. Por fim, levantar e conferir se não há sinais de seres desagradáveis debaixo do colchão ou na área em torno da cama.

Pronto! Agora é só pôr a roupa de banho e se divertir na areia ou na piscina. Claro que com o protetor solar adequado, frasco de repelente e kit de primeiros socorros sempre à mão. Boas férias!

Nenhum comentário: